segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cruzamento do Cruzeiro. Rotunda, Sim ou Não ?

O que fazer com o cruzamento do largo do cruzeiro. Já muito se falou sobre o assunto e sempre foram abordadas várias soluções. A realidade é que o perigo é iminente e já muitos locais optam por sair na Rua Esmeralda Amorim em direcção a Rio Mau, uma vez que a visibilidade de quem vem na Avenida Comendador João Rebelo de Carvalho e pretende virar à esquerda é praticamente nula, além de que não tem prioridade.
Neste sentido e aproveitando o 3D aqui fica mais uma sugestão de debate na blogosfera e que possa contribuir para se encontrar uma solução que se espera o mais urgente possível.
Agradeço a todos os que possam contribuir pela positiva e com críticas construtivas em prol do bem comum.
Abraço a todos.

P.S. É natural que um estudo de mais aprofundado teria de ser realizado por técnicos especialistas no trânsito, que qualquer forma, este modelo permite ter uma noção do espaço e com as áreas que é possível trabalhar.

Link para descarregar o ficheiro de visualização no google earth. Divirtam-se…
http://mlimacarvalho.com.sapo.pt/ficheiro/ROTUNDA2009.zip





4 comentários:

  1. Marco,

    Para inicio de conversa, ha duas ideias que me intrigam na tua proposta: o chafariz e a deslocacao do Cruzeiro. Nem sequer vou discutir a necessidade de dar maior seguranca ao local, já que isso me parece evidente!

    1) o chafariz é uma óptima ideia porque dá outro brilho ao centro da freguesia. Para isso será necessário cuidar mais da estrada e ter em atencao para que aquilo nao se torne na verdadeiramente piscina...

    2) quanto ao Cruzeiro. A deslocacao para a zona onde o colocas implicará, segundo me parece, uma cedencia de terreno por parte do proprietario, certo? Por que nao optaste por o colocar no lado oposto, junto da casa recentemente demolida?

    Posto isto, achas que uma rotunda resolve o problema de falta de seguranca? É que, actualmente, para quem vem de Rio Mau a unica preocupacao é apenas para com quem vem da Igreja, pelo que para quem vem das Escolas, o medo continuará a existir. Obviamente que quem agora tem toda a prioridade, passaria a ter de abrandar, mas o perigo mantém-se. No entanto, nao gostaria que a solucao passasse por semáfaros.

    Nelson Silva

    ResponderEliminar
  2. Nelson,

    As tuas questões são pertinentes e em certa medida já estaria a prever que alguém as coloca-se.
    A questão é? O que fazer com este cruzamento? Está bem? Parece-me que precisava de melhorar.
    No entanto as soluções são:
    1 – Não fazer nada e deixar estar como está.
    2 – Alterar a sinalização vertical.
    3 – Colocar semáforos
    4 – Fazer uma rotunda com ornamentação ou espaço verde.
    Deste modo o que fundamentou a minha ideia foi as respostas às seguintes questões:
    Resp. 1 – É a solução mais fácil. Fazer como avestruz e ignorar o facto.
    Resp. 2 – Alterar a sinalização vertical talvez seja uma solução, no entanto a questão da prioridade é sempre dada a uma via. O maior problema está no sentido Rio-Mau / Casalpedro eEscolas – Igreja. Tenho de ideia que anteriormente quem vinha de Rio Mau, tinha STOP mas o que acontecia é que quem vinha das escolas entrava sem parar porque tinha prioridade e muitos acidentes se deram por causa dos carros que vêem de Casalpedro. Neste sentido o problema está sempre presente.
    Resp. 3 – Na minha perspectiva é a solução economicamente mais barata e resolve o problema das velocidades excessivas. O único problema vai ser compatibilizar os tempos dos semáforos com o tráfego. Uma vez que as alterações de intensidade de tráfego nas duas direcções são diferentes aos longo dos dias.
    Resp. 4 – A rotunda é mais uma solução de fluidez do trânsito, evitar o cruzamento directo o das viaturas e dar uma nova centralidade e beleza aos cruzamento principal da freguesia. No entanto os custos são maiores em certa medida. Mas a deslocação do cruzeiro já é uma ideia antiga de várias pessoas e executivos, pelo menos já foi ponderada essa hipótese. De qualquer forma a localização do cruzeiro naquele sitio foi para evitar de retirar alguns lugares de estacionamento junto à casa que foi demolida, além de que a largura das vias naquele lugar é muito diferente o que na minha perspectiva iria comprometer o local. Relativamente a ter Chafariz ou Relva ou outra coisa qualquer foi mais uma questão de desenho. Gostei do Chafariz no Google Sketchup e por isso lá está, mas +e meramente indicativo.
    Segundo julgo saber à uma perspectiva de reabilitação da Quinta do Mosteiro. É sempre possível no âmbito de uma operação de loteamento a cedência de áreas para domínio público, deste modo o que estimei é que a curva recuaria poucos metros. Não me parece que seria uma solução de complexidade excessiva para resolver o problema.
    Agradeço as tuas questões, pois são muito úteis para colocar todos os pontos em cima da mesa de discussão. Só ponderando várias soluções é que se encontras a melhor. Abraço, ML.

    ResponderEliminar
  3. Marco,
    Nao me choca nada mover o cruzeiro, desde que isso implique uma melhoria na fluidez do transito e, principalmente, numa maior seguranca. Nao me chocaria nada, tambem, uma rotunda e, em vez do chafariz ou relva, colocar dentro o proprio cruzeiro! Por que nao?
    Quanto a cedencia de areas para o dominio publico, nao estou assim tao certo, ate porque nada se sabe sobre o projecto da RAR. Ate pode nao ser uma questao assim tao complicada de resolver mas quando se fala de negocios é preciso sempre alguma diplomacia de parte a parte...

    ResponderEliminar
  4. Nelson,
    Relativamente à mudança ou não do cruzeiro, isso teria sempre de passar por uma análise mais técnica, até porque é uma estrutura que convinha não partir e a sua nova localização dentro ou não de uma rotunda, depende sempre do raio possível para a rotunda e se as dimensões do cruzeiro permitem que este seja integrado na mesma.
    Relativamente ao projecto da RAR o que sei é o mesmo que toda a gente. Uma pequena imagem no site da RAR. Quando falei num processo de loteamento isso é obrigatório contemplar, mas como o local não será propriamente o mesmo seria imperativo uma diálogo e negociação aberta. Não sou de forma alguma defensor de expropriações “litigiosas”, o diálogo é sempre a melhor forma de resolver as questões. No caso de não ser possível o recuo do muro, então ou se deixa como está ou se opta por outra solução.
    Diplomacia sempre…
    Se na nossa vida as pessoas souberem dialogar e trocar ideias abertamente sem queres impor a sua ideia mesmo que esteja errada ou seja insultuosa, tudo seria mais fácil.
    Isso sim é que era um grande progresso na nossa sociedade moderna.
    ML

    ResponderEliminar